Terça-feira 17 de Setembro, 2019
« Setembro de 2019 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5

Exposições

Para divulgar junto da comunidade do Alto Minho os projetos de Educação para o Empreendedorismo desenvolvidos no âmbito do Projeto organizam-se exposições.

Exposição Empreendedorismo na Educação Pré-Escolar – 6 de fevereiro de 2018

No dia 6 de fevereiro de 2018 cerca de duzentas crianças, de jardins de infância do concelho de Viana do Castelo, estiveram na ESE-IPVC a apresentar os seus projetos de empreendedorismo, dando continuidade ao iniciado em fevereiro de 2017.

Esta segunda sessão, de divulgação e exposição, integra o Projeto Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos, desenvolvido em parceria pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com a sua Escola Superior de Educação, pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pela Associação Coração Delta, como o seu Centro Educativo Alice Nabeiro.

Entendendo o empreendedorismo como a capacidade de transformar ideias em ações, o projeto tem por objetivo fomentar a apropriação do espírito e cultura empreendedora, logo desde o início da escolaridade, através da criação de ambientes de aprendizagem desafiadores e exigentes, que promovam, entre outros aspetos, a capacidade de gerar e aplicar ideias, o espírito de iniciativa, a criatividade, a autoconfiança, o espirito crítico e a persistência.

Pela importância de que se reveste o desenvolvimento de capacidades empreendedoras nas crianças e jovens, e pelo tempo necessário ao seu desenvolvimento, para que possam vir a tornar-se cidadãos ativos, participativos e críticos, é necessário começar desde os anos iniciais da educação pré-escolar.

O conhecimento de projetos desenvolvidos por outras crianças e a divulgação do seu próprio projeto motivaram a organização deste espaço para disseminação e aprendizagem, onde crianças, em discurso direto, darão conta dos sonhos concretizados.

Os dez projetos desenvolvidos intitulavam-se:

Tudo feliz!

Robot que dá abraços

O parque dos pimpolhos

Picnic de príncipes e princesas

A pista dos carros do Grupo C

Vem brincar comigo à noite na escola

A casa dos sonhos

Biblioteca dos sonhos

Uma viagem de comboio

Uma escola amiga do ambiente

 

A sessão terminou com a entrega, a cada grupo de crianças, de plantas oferecidas pelo Horto Municipal de Viana do Castelo.

 

No link pode encontrar todos os pósteres relativos aos dez projetos, que foram elaborados pelas estudantes do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (1.º semestre).

 https://www.yumpu.com/pt/document/view/60803228/posters-2018-06



- Exposição “Projetos de Empreendedorismo desenvolvidos com crianças dos 3 aos 6 anos” - 7 de fevereiro de 2018

No dia 7 de fevereiro de 2017 teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo a apresentação e exposição dos dez projetos de empreendedorismo desenvolvidos com crianças de Jardim de Infância, pelos estudantes do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Cada grupo de crianças apresentou o projeto desenvolvido aos seus pares, educadores e estagiários. Este espaço de partilha, do trabalho desenvolvido nos diferentes contextos educativos, revelou-se essencial para que as crianças se habituem a comunicar sobre os seus projetos e se desinibam perante uma comunidade educativa mais alargada.

Foram divulgados dez projetos: 

Pintores e o Mundo Mágico
Sonhar, Criar e Representar
Vamos à piscina
A Casinha Mágica
Os nossos sonhos no Reino da Fantasia
Ajudar os animais
O Castelo dos Sonhos Fixes
Passear por aqui e por ali
Casa em construção das cores
A casa colorida

 A sessão terminou com uma largada de balões e alguns dos pequenos empreendedores disseram “agora os nossos sonhos foram para as nuvens” (criança de 5 anos).

Pode apreciar os projetos desenvolvidos em 



- Realizou-se uma exposição com os projetos da 2ª edição desenvolvidos no ano letico 2014/2015.

 

Exposição “Educação empreendedora: do sonho à ação”Local: Casa das Artes, Arcos de Valdevez, de 2 a 30 de junho de 2016.

 

- Os projetos desenvolvidos durante o ano letivo de 2012/2013 em diferentes contextos educativos, do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico, foram apresentados  na Exposição “Perseguindo Sonhos” - Local: oficina Cultural do IPVC, Viana do Castelo, 16 de janeiro a 9 de março de 2014. 

De cada projeto foi apresentado, pelo(s) professor(es)/(educador(es), um poster com informação sobre diferentes fases do projeto: cenário para ideias; ideias em ação; ação em balanço. Fotografias ilustram o projeto desenvolvido.

Na exposição foram divulgados os seguintes projetos:

- ”Habemus” Cacifos
- A Arte de Aproveitar
- Desfile de Carnaval
- Teatro de Fantoches ”A casa da Mosca Fosca”
- Festa no Castelinho
- Ser Empreendedor
- A magia dos sonhos
- O paraíso da Música
- Feira da Primavera e Museu da Fantasia.
- Casa da Árvore
- Estufa de Plantas e Flores
- M.U.D.A.

http://www.ipvc.pt/perseguindo-sonhos

https://www.youtube.com/watch?v=UnzJ0ZxTwbY

 https://www.youtube.com/results?search_query=exposi%C3%A7%C3%A3o+perseguindo+sonhos


A fim de divulgar os projetos desenvolvidos junto de comunidades educativas do Alto Minho a exposição “Perseguindo Sonhos” integrou a Educarte realizada em Vila Nova de Cerveira de 28 a 30 de maio de 2014.

http://www.cm-vncerveira.pt/portal/page/vilanovadecerveira/portal_municipal/noticias?id_noticia=21423