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Fases do Projeto
A conceção de empreendedorismo adotada no projeto – a capacidade individual de transformar ideias em ações – tem implicações no papel desempenhado pelos professores em contexto educativo, exigindo uma atenção especial à formação destes profissionais. Com efeito, uma vez que a educação para o empreendedorismo não se concretiza por uma mera aquisição de conhecimentos, mas envolve o desenvolvimento de atitudes e comportamentos necessários a agir de maneira empreendedora, o papel do professor deverá ser o de “facilitador de aprendizagens”. Tendo como base de trabalho o Manual “Ter ideias para mudar o mundo”, do Centro Educativo Alice Nabeiro, a equipa do projeto, tem vindo a desenvolver o seu trabalho em diferentes fases, contemplando: · a formação de formadores · a formação inicial e contínua de professores · as intervenções em contexto educativo A formação contínua de professores foi acreditada (CCPFC/ACC-70264/12 e CCPFC/DC-1386/13). Uma ideia central do projeto é a de disseminação das práticas de educação para o empreendedorismo a partir dos professores envolvidos em formação, propondo-lhes que possam funcionar, nos seus contextos educativos, como “professores-semente”. |